2º Encontro como podemos educar melhor?

Resultado do 2º encontro, PDF, 14 páginas Após um primeiro encontro de pais prometedor, que todos os participantes louvaram e em que vários participantes manifestaram interesse em encontros futuros, a APDM, Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas Póvoa de Dom Martinho, da Póvoa de Santa Iria, realizou o seu segundo encontro “Como Podemos Educar Melhor?”

No Domingo, 23 de Maio, reuniram-se cerca de 11 pessoas como resposta aos convites da APDM. Guiados pelo facilitador, os participantes apresentaram-se e propuseram os seus temas particulares.

Como surgiram dois temas que interessavam à maioria dos participantes, negociou-se a agenda para facilitar a participação. Todos queriam conversar sobre o tema “a importância da brincadeira na educação” mas, para fomentar a interacção individual, formaram-se dois grupos separados.

Antes do intervalo no bar do CPCD, os dois grupos juntaram-se, leram as notas tiradas em cada grupo, e trocaram impressões.

Mercado Após o intervalo, os participantes escolheram dois temas diferentes: um tema resultou da reunião das propostas “Educar ≠ ensinar” e “Educar: passar valores, passar conteúdos”; o outro tema resultou das propostas “De quem é a culpa?” e “Justiça na escola”.

Às 18h15, o grupo juntou-se na roda final. Leram-se as notas de cada grupo, após o que foi dada a palavra a cada um individualmente. Os participantes manifestaram agrado pelo encontro e reconheceram que não teriam existido as mesmas conversas se as mesmas pessoas se encontrassem noutro contexto. O encontro terminou às 19h30, mas alguns participantes continuaram a conversa no exterior do CPCD até às 22h00.

Em resumo, foi um encontro de líderes da comunidade local. Foi um privilégio poder proporcionar o espaço aberto que permitiu aos participantes conversar sem reservas e fomentar o estabelecimento de relações duradoiras entre todos.

Mercado Tal como no primeiro encontro, houve um encontro paralelo entre duas crianças cujos pais participaram no encontro. Houve muita brincadeira que culminou na montagem de uma casa com televisão e outras amenidades, usando os materiais disponíveis.

Anexo

Resultado do encontro "Vamos ajudar a Escola!"
11 pessoas conversaram 4 horas, mas algumas prolongaram a conversa mais 2 horas. Eram todos líderes da comunidade local (Escola, APDM, CPCD, ATL Quintinha da Piedade). Reconheceram que não poderiam ter tido as mesmas conversas se se encontrassem num contexto diferente. E duas crianças (9 e 14 anos) brincaram durante uma tarde. 14 páginas.

Série

Este artigo é a parte 2 de uma série:

  1. Como podemos educar melhor?
  2. 2º Encontro como podemos educar melhor?
  3. Vamos ajudar a Escola!
  4. Educação em Tempo de Crise

blogroll

social