Vamos ajudar a Escola!

No Domingo, 5 de Dezembro, reuniram-se inicialmente cerca de 14 pessoas como resposta aos convites da APDM. Após as apresentações, o presidente do CPCD e o vice-presidente da APDM saíram devido a imperativos familiares. Guiados pelo facilitador, os restantes participantes propuseram os seus temas particulares.

Dos cinco temas iniciais, os participantes escolheram por consenso o tema “o que impede a nossa escola de ser a melhor escola” mas, para fomentar a interacção individual, formaram-se dois grupos separados.

Entretanto chegaram mais participantes ao encontro que se integraram nos grupos já existentes.

Grupo Grupo

Durante o intervalo no bar do CPCD, vários participantes comentaram a vitalidade da associação, expressa no bar cheio e nas actividades desportivas e culturais praticadas na associação. Após o intervalo, uma das novas participantes propôs um novo tema, após o que se formaram três grupos para três temas.

Grupo Grupo Grupo

Às 18h30, o grupo juntou-se na roda final. Trocaram-se experiências, após o que foi dada a palavra a cada um individualmente. Os participantes manifestaram agrado pelo encontro e realçaram a participação de três jovens e a troca de experiências com os três representantes da Associação dos Ucranianos em Portugal “Sobor”. O encontro terminou às 19h00.

Em resumo, participaram 18 pessoas no total, embora duas tenham saído após as apresentações iniciais e outras quatro tenham chegado mais tarde. Os três representantes da associação ucraniana originaram uma interessante comparação com outra forma de educar. Os três jovens participaram activamente, mostrando como os pequenos grupos criam espaço para todos intervirem. E convém realçar que um dos jovens tem síndrome de Down...

Flor Pouco antes da roda final, uma menina que esteve numa festa de anos entrou no salão, viu os papéis e marcadores, e pediu para fazer este desenho. Prometi-lhe que o afixava...

Foi um privilégio poder proporcionar o espaço aberto que permitiu aos participantes conversar sem reservas e fomentar o estabelecimento de relações duradoiras entre todos. Foi um privilégio ainda maior poder contar com uma extensa lista de ajudantes, a quem agradeço profundamente:

  • Aline Lopes, Carla Direitinho, António Almeida, Rui Capitão, Miguel Cruz, por ajudarem a criar o convite do encontro, que ficou imensamente melhor que os anteriores;
  • Aline Lopes, Rafael Baptista, Joyce Freitas, António Santos, João Santos, por ajudarem a montar o salão;
  • Rafael Baptista, pelas 332 fotografias;
  • Todos os participantes que ajudaram a desmontar e limpar o salão;
  • Vitor Ribeiro, presidente do CPCD, pela cedência das instalações que tornou possível este encontro e também os anteriores;
  • Isabel Cardoso, pela cedência dos bastidores e alvos do tiro com arco, que tão bem suportaram os temas propostos, e a quem são devidos os maiores parabéns pelo atleta Pedro que conquistou a prova elite do campeonato nacional de sala de tiro com arco precisamente no dia do encontro.

Resultado do 3º encontro

Anexo

Resultado do encontro "Vamos ajudar a Escola!"
Doze pessoas conceberam e organizaram o encontro, onde dezasseis pessoas conversaram quatro horas em cinco grupos. A troca de experiências com os três representantes da associação de ucranianos em Portugal “Sobor” foi particularmente enriquecedora. Como novidade em relação aos encontros anteriores, participaram activamente três jovens, um deles deficiente. 10 páginas.

Série

Este artigo é a parte 3 de uma série:

  1. Como podemos educar melhor?
  2. 2º Encontro como podemos educar melhor?
  3. Vamos ajudar a Escola!
  4. Educação em Tempo de Crise

blogroll

social