Encontro regular "Diferentes não (In)diferentes"

No dia 4 de Fevereiro de 2012 realizou-se nas instalações da Cercipóvoa o encontro regular “Diferentes não (In)diferentes”, destinado primariamente aos pais de crianças com necessidades educativas especiais (NEE).

Resumo do encontro

Neste encontro o grupo habitual (Adília, Aline, Sandra e Joaquim) acolheu:

  • Mariana B., jovem irmã de um deficiente.
  • Catarina Azevedo, a psicóloga que começou a realizar o acompanhamento psicológico de alunos do Agrupamento de Escolas D. Martinho.

A Catarina vai organizar um grupo de jovens (13 a 18 anos) na Casa da Juventude de Alverca (9 sessões, quartas e sábados, a partir de 7 de Março; ver cartaz em anexo).

A Catarina gostaria de organizar um grupo semelhante para pais do Agrupamento ou da comunidade educativa em geral, e por isso veio pedir o apoio do grupo. Daremos notícias oportunamente.

Algumas frases

  • Tenho medo de amanhã não gostar do que gosto hoje.
  • Quando nasce um deficiente, houve um funeral, mas ninguém ajuda os pais a ultrapassar a situação.
  • 11 anos depois, o meu marido ainda espera que o meu filho fique bom. Ainda está em negação.
  • É preciso ter ultrapassado a fase de negação e ter aceitado o deficiente para conseguir pertencer a este grupo.
  • Nunca ninguém me perguntou se precisava de ajuda.

Comentário de Catarina Azevedo

Pedimos à Catarina, que tirou bastantes notas durante o encontro, que nos resumisse a sua experiência.

Gostaria de começar com uma frase dedicada aos pais presentes no encontro de hoje (e a todos os outros que, não estando presentes, de certeza que investem energias e uma esperança profunda no seu dia-a-dia com filhos portadores de deficiência): “O meu trabalho (leia-se: dos pais) é apenas uma pequena gota no oceano mas sem ele o oceano seria menor”.

Por mais que os frutos do esforço e energia investidos neste tipo de iniciativas pareçam tardar a surgir, de facto sem eles o oceano de possibilidades e de felicidade dos Vossos filhos seria bem menor…

Pessoalmente, a experiência de hoje foi muito enriquecedora; foi um espaço em que me senti acolhida, escutada, e onde sobretudo pude ouvir histórias de vida, a vivência de sentimentos diversos relacionados com o confronto de ter um filho “diferente”, experiências de dificuldades vividas no quotidiano pelos pais e pelos seus filhos, mas também de criação de soluções para as enfrentar. Sobretudo, a crença de que as crianças com deficiência têm competências que devem ser valorizadas, de que tal como as outras crianças necessitam de limites/regras e estimulação (ou seja, de um tratamento não “vitimizador” e não excessivamente “protector”), e de que os pais podem e devem ter um papel activo na sensibilização para todas estas questões — desde que para tal também lhes seja dado “espaço” de acção para poderem exercer a sua proactividade e dar o contributo da sua experiência directa com filhos com deficiência. Com efeito, por mais teorias que existam, nada nos dá uma perspectiva mais real do que a vivência pessoal desta realidade… No entanto, para que os pais possam dar o seu melhor enquanto pais, também eles necessitam de apoio e suporte, de “botijas de oxigénio” que lhes forneçam força contínua e energia para os momentos mais desafiantes.

Muito mais eu poderia escrever nesta minha reflexão sobre a experiência no encontro dos “Diferentes Não In(Diferentes)”, mas sob pena de me tornar demasiado “chata”, por aqui termino!

Gostaria mais uma vez de expressar a minha gratidão pelos momentos de aprendizagem que hoje me proporcionaram.

Espero que estes encontros continuem a suceder, com cada vez mais pessoas a participar e enriquecer esta iniciativa!

— Catarina Azevedo, 4-02-2012

É a primeira vez que o grupo acolhe um técnico (a Carla G. participou como mãe contado a sua história pessoal). Agora que o grupo habitual se fortaleceu, tomando consciência de si próprio e formando uma “comunidade de prática”, é cada vez mais fácil acolher outras pessoas.

— Joaquim Baptista

Anexo

Convite "Ser Jovem a Valer!"
Convite para o grupo de jovens "Ser jovem a valer!" na Casa da Juventude de Alverca, organizado por Catarina Azevedo.

Comentários

  1. É com enorme satisfação que vejo concretizado este projeto de encontros de Pais/EE de alunos com NEE, designado por “Diferentes Não (In)diferentes”. Parabéns aos promotores dos referidos Encontros e que estes se dinamizem cada vez mais, pois é sem dúvida um fórum importante para aqueles que têm experiências e vivências a partilhar com aqueles que entendam participar nesta iniciativa. Bem hajam pelo contributo em prol da Comunidade em geral. Cumprimentos a todos,

    João Santos

    — João Santos · 5 Fevereiro 2012, 11:59

  2. Não calculam a grata satisfação que sinto por ver este grupo de pais a crescer. Ainda me recordo do local e da data da sua germinação!

    Parabéns e boas conversas! Como diria o “meu” querido professor David Rodrigues devemos aumentar o nosso COPAB – Coeficiente de oferta de palavras bonitas! Este grupo permite um COPAB!

    Agradeço também à Catarina Azevedo por me ter ouvido e ter aceite o convite para participar!

    — Isabel Carioca · 12 Fevereiro 2012, 18:47

Série

Este artigo é a parte 7 de uma série:

  1. História do projecto Diferentes não (In)diferentes
  2. 1º encontro "Diferentes não (In)diferentes"
  3. 2º encontro "Diferentes não (In)diferentes"
  4. 3º encontro "Diferentes não (In)diferentes"
  5. 4º encontro "Diferentes não (In)diferentes"
  6. Convite 2011/2012 "Diferentes não (In)diferentes"
  7. Encontro regular "Diferentes não (In)diferentes"
  8. A Sexualidade e os Afectos na Deficiência

blogroll

social