Escritores Técnicos em Lisboa

Sat 22 June 2013

In Agir.

Joaquim Baptista e Carlos Costa organizaram um encontro informal de escritores técnicos em 22 de Junho “Technical Writers @ Lisbon”, uma manhã de Sábado, no ISCTE, em Lisboa. O encontro teve o apoio da APCOMTEC, do EuroSIGDOC e do ISCTE.

O encontro começou com três apresentações convidadas:

  • Joaquim Baptista contou a história da documentação técnica na Altitude Software, incluindo detalhes sobre o volume de trabalho e a ilustração de conceitos.
  • Aldina Rodrigues apresentou a Euroscript e mostrou como aspectos da escrita influenciam o custo e a qualidade final das traduções.
  • Jaime Vasconcelos contou a história da documentação técnica na OutSystems, focando a colaboração com outras equipas e a junção com a equipa de formação.

As apresentações inspiraram os participantes a colocar muitas e boas perguntas, de tal forma que as apresentações demoraram 2h30 em vez da 1h30 prevista. A conversa prolongou-se pelo intervalo.

Na segunda parte, os participantes organizaram-se em mesas de seis para fazer um jogo: escrever três factos sobre eles próprios, sendo dois verdadeiros e um falso, após o que os colegas de mesa tiveram de adivinhar qual dos factos era falso. O jogo levou os participantes a revelar pequenos detalhes que originaram conversas interessantes.

Finalmente, os participantes elaboraram um “mind-map” sobre o que tornaria futuros encontros relevantes e agradáveis.

Para atrair estrangeiros a trabalhar em Portugal, a comunicação do encontro foi em inglês. Mas a primeira estrangeira chegou pouco antes do intervalo, por isso o inglês só foi falado na segunda parte numa das mesas.

Relatório Regra geral, os participantes gostaram do encontro, como mostram os comentários seguintes:

  • “Gostei da partilha de experiências profissionais entre as pessoas. Gostei igualmente de ter aprendido um pouco mais sobre o que é a escrita técnica.”
  • “Gostei do ponto de vista pessoal das apresentações, de ser enfatizada a experiência.”
  • “Gostei do ambiente simultaneamente empenhado e relaxado.”

O relatório do encontro inclui os slides das apresentações, assim como informações mais detalhadas, e está disponível em eurosigdoc.acm.org/twl e em pxQuim.com.

Convidamos o leitor a discutir este e futuros encontros no grupo fechado LinkedIn da APCOMTEC.


A versão original deste texto foi publicada no boletim da APCOMTEC de Junho de 2013.

Mais informação (e mais encontros) em pxQuim.com e EuroSIGDOC, em inglês.

blogroll

social