1. Um pouco de paraíso

    O meu pai, fumador passivo por razões profissionais, morreu de cancro aos 48 anos quando eu tinha 15 anos. Segundo um médico, tinha “pulmões de fumador”.

    Pouco depois, o meu padrasto tornou-me num forçado fumador passivo em casa. Nunca ninguém me perguntou se gostava do intenso fumo de tabaco ao …

    ler mais
  2. A revolução da ASAE

    Há muitos anos, antes de Portugal aderir à CEE, houve uma greve de zelo nas alfândegas portuguesas: durante três dias, não saiu um único pacote das alfândegas.

    Concluí na altura que Portugal funcionava precisamente por as leis não serem cumpridas, o que nos leva a vários corolários:

    • Se a lei …
    ler mais
  3. Benvindo ou bem-vindo?

    22-Dez-2007 (Sáb)

    In Agir.

    Um colega bem intencionado lembrou-me que se escreve “bem-vindo” e não “benvindo”. Confirmei-o no FLiP e na minha velhinha 5ª edição do Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora.

    Mas lembrei-me imediatamente de “a note on email versus e-mail” onde Donald Knuth, o respeitado matemático, tipógrafo, e informático, descreveu a …

    ler mais
  4. Da TV cabo, nada de novo

    25-Nov-2007 (Dom)

    In Agir.

    Sempre pensei na TV cabo como uma das grandes oportunidades perdidas em Portugal.

    A TV cabo tinha uma extensa cobertura de banda larga nas grandes cidades numa altura em que a cobertura de ADSL era insipiente.

    Ainda por cima, a infra-estrutura foi montada para vender canais de TV, pelo que …

    ler mais
  5. A tristeza de escrever um blog

    22-Nov-2007 (Qui)

    In Agir.

    Transferir as mensagens antigas do blogspot para aqui tornou-se uma excelente oportunidade de as voltar a ler.

    O resultado é deprimente: muitas das coisas de que falei continuam exactamente na mesma.

    Pedofilia:
    O julgamento continua sem fim à vista e sem hipótese aparente de apurar a verdade. Um dos principais …
    ler mais
  6. Insectos, 2005–2007

    Fotografar insectos desperta em mim o gosto do cientista: usar um instrumento para ver o que os olhos não conseguem ver sozinhos. Algumas destas fotos foram inicialmente publicadas no Flickr.

    ler mais
  7. Flores, 2003–2007

    Gosto de regular a máquina de forma a capturar a delicadeza dos tons e das cores, de ver mais detalhe do que a vista desarmada consegue ver. Ou então, de abusar das cores...

    ler mais
  8. Quanto vale a vida de um polícia?

    Após o infeliz incidente em que perdeu a vida o agente Irineu Diniz, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia veio reclamar o subsídio de risco.

    Não reclamou o policiamento reforçado do bairro Cova da Moura, onde seguramente viverão cidadãos tão horrorizados com o que aconteceu como os próprios polícias …

    ler mais
  9. Colocação dos professores

    Baseando-me na minha experiência pessoal enquanto pai, enviei uma carta ao Ministério da Educação no âmbito da discussão pública sobre a reforma da educação especial e do apoio sócio educativo.

    Creio que a proposta teria resolvido a crise iminente na colocação dos professores, pelo que vou divulgá-la aqui.

    Caso o …

    ler mais

blogroll

social