Festa em Germil

Quase por acaso, fui levado à “IV Feira Desenvolvimento Local” em Germil, entre Mangualde e Penalva do Castelo.

A feira transforma uma das estradas de acesso a Germil, acrescentando barraquinhas e um palco ao longo da estrada. De um dos lados há um pequeno pinhal, criando uma bem-vinda sombra. Do outro lado há a vista para os montes.

Nas bancas, a actividade variava entre as completamente desocupadas, com direito a passar pelas brasas, e a actividade frenética. Dois jovens atarefavam-se a fazer panquecas recheadas num pequeno fogareiro no chão, perigosamente perto da poeira.

Como cheguei a meio da tarde, perdi as actuações do grupo de Concertinas do Dão, e talvez da Escola de Música da Associação “Os Melros”. Mas assisti à atuação do Grupo de Cantares de Pindo e da sua escola de música, mais a Tuna Realense, mais os ranchos de Penalva e de Santo André.

O espectáculo foi interrompido pela Vereadora para distribuir medalhas de participação aos alunos de andebol da Associação “Os Melros”, e para reconhecer o trabalho da respectiva professora, visivelmente emocionada. E também para sortear vinho, queijo, e chouriço.

O ambiente da festa misturava os vendedores nas bancas, o público a assistir ao espectáculo (com raras pessoas a dançar), mais os artistas dos grupos à espera de actuar, normalmente trajados, e dando um especial colorido à festa.

Fotografia

O palco aberto originava situações de contra-luz ou grandes diferenças de iluminação. Nas fotografias de grupo, estão pessoas à torreira do Sol à direita, enquanto outras estão à sombra à esquerda, mas contra o fundo iluminado dos montes. Por isso, não há fotografias boas dos grupos em palco.

Tive mais sorte a fotografar os grupos enquanto esperavam para entrar, quando os encontrei juntos, e quando ganhei confiança suficiente para os fotografar.

Como o espectáculo se prolongou mais do que esperava, no fim começou a faltar a luz para a lente que tinha comigo. O resto das lentes tinha ficado no carro, longe demais, e também não seria boa ideia trocar de lentes no meio da poeira.

Partes

blogroll

social