Missa e procissão nos Amiais

Normalmente a missa e procissão era à tarde, mas este ano foi de manhã para evitar o calor. A capela da Nossa Senhora da Saúde é tão pequena para a festa que a maioria das pessoas fica de fora, espalhadas pelo largo da capela, normalmente à sombra das árvores ou do coreto. A banda encafua-se no coro da capela.

Os andores foram desterrados para o coreto, mas conjugam com as duas torres da “santa cerveja”. As crianças brincam, ou desesperam ao colo dos pais. O calor já se faz sentir, mesmo de manhã.

A procissão sai com três andores, contorna a capela e dá a volta à aldeia. Desta vez, não descem até à capela de São Francisco.

Quando a procissão volta à capela, a banda toca alguns minutos em frente à capela. Duas mulheres de idade reencontram-se na festa e, ignorando tudo à volta, põem a conversa em dia quase no meio da banda. Finalmente, a banda continua, dá a volta ao coreto, e para no edifício do coreto, onde irão almoçar.

Tirei 144 fotos com a zoom 24-105mm. Teria valido a pena fotografar o coro da capela com a lente fixa de 20mm, mas preferi não perturbar mais o trabalho da banda.


Banda Musical de Penalva do Castelo

Série

Este artigo é a parte 2 de uma série:

  1. Grupo Musical Beira Alta (Suíça) nos Amiais
  2. Missa e procissão nos Amiais
  3. Rafael nos Amiais
  4. Rancho Folclórico de Emaús (Bélgica) nos Amiais
  5. Banda Xpress Music nos Amiais

blogroll

social