Nova Geração na Póvoa de Santa Iria

Depois de ter tocado na Biblioteca Municipal em Junho, foi com grande satisfação que o banda recebeu o convite para tocar nas festas da cidade, em Setembro, juntamente com a outra escola de música da cidade. Seria uma oportunidade para a cidade comparar o trabalho feito nas duas escolas.

O concerto estava anunciado para as 18h00 (Kordas e Teklas) e 18h30 (Nova Geração). Às 17h20 já há elementos dos dois grupos a montar instrumentos em cima do palco, com a ajuda dos técnicos de som. Eu aproveito a oportunidade, subo também ao palco, e vou fotografando os músicos de perto.

Às 17h30 sobe ao palco a Maria João Cavaco da Junta de Freguesia. Agradece a participação dos grupos, deseja que as condições do palco sejam adequadas, e informa que haverá um pequeno lanche no final.

Os elementos do Kordas e Teklas instalam o material na metade da frente do palco e calibram o som dos seus instrumentos. Já passa das 18h quando acabam e começam imediatamente o seu espectáculo. Os músicos da Nova Geração, que esperavam pacientemente a sua vez de calibrar o som, tiveram de abandonar o palco sem ter o material preparado.

Enquanto actuam os elementos da Kordas e Teklas, aproveito para apreciar e fotografar o ambiente. O Sol abrasador desaconselha a permanência em frente ao palco, excepto aos familiares que filmam com os telemóveis. Os músicos e familiares da Nova Geração espalham-se ao longo das sombras acolhedoras dos pavilhões em frente. Imagino que o eventual público com juízo esteja sentado à sombra nas mesas em frente às tasquinhas.

Ao lado existe a concorrência da pista de carrinhos de choque, com a sua própria música estridente. A aparelhagem da festa é mais forte, mas os solos de piano dos alunos da Kordas e Teklas são claramente prejudicados. Tocam das 18h08 às 18h35 (é fácil de ver pelas horas guardadas nas fotografias).

O pessoal da Nova Geração espera que desmontem o material, o que demora o seu tempo. São 18h44 quando o grupo começa a testar o som, altura em que aproveito para os fotografar de perto, no palco. Os técnicos focam-se em afinar o som para o público. Não há tempo para afinar o som de retorno para os músicos, que vão tocar sem se ouvir.

Começam às 18h55, quase quando deviam estar a acabar. Minutos depois, um elemento do grupo seguinte tenta dizer-lhes para se despacharem, lançando a confusão. Os mais novos do grupo nunca tinham tocado num palco tão grande. São surpreendidos pelo vento, descobrindo instantaneamente as virtudes das humildes molas de roupa que ficaram em casa. A Raquel inclina-se para segurar as pautas da Mariana. Pouco depois, a mãe da Raquel desiste de filmar à entrada do palco e segura as pautas das duas. Fica uma lição: molas!

É difícil fotografar a partir do chão. O palco é alto, pelo que os músicos ficam tapados pelas colunas no chão, além de ficarem atrás das pautas de música. Fotografo quem posso pelos buracos entre as colunas e as pautas, ou a partir da entrada do palco. Penso que teria dado bom uso a um escadote!

Ao longo da actuação, o Sol enfraquece e incentiva mais pessoas a circular pelo recinto. Algumas vão parando e ficam a ouvir. Um casal dança. E ganham um fã de boina, que se aproxima do palco e exige que continuem a tocar. Estavam preparados para tocar mais, mas acabam às 19h25, após a meia hora prevista.

Banda

A Banda da Escola de Música “Nova Geração” é formada por 8 elementos, 4 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, cuja idade vai dos 11 aos 87 anos. A banda é constituída por 5 alunos, 1 professor e 2 convidados (bateria e baixo).

  • Alfredo Marujo — professor, bandolim e acordeão, 87 anos
  • Fernando Lourenço — convidado, bateria, 71 anos
  • António Tomé — convidado, baixo, 61 anos
  • Rafael Baptista — aluno, acordeão, 21 anos
  • Mariana Baptista — aluna, órgão, 19 anos
  • Rita Pinto — aluna, guitarra, 16 anos
  • Raquel Visitação — aluna, órgão, 14 anos
  • Rafaela Visitação — aluna, guitarra, 11 anos

Alinhamento

  1. Carmelita
  2. Barca Velha
  3. Gaivota
  4. Lindinha
  5. Meia Noite em Moscovo
  6. Nasceu um Grande Amor
  7. El Condor Pasa
  8. Meu Canário Amarelo

Escola de Música Nova Geração:

  • Centro Comercial Lezírias, loja 9 — Praça José A. Veríssimo — 2625-162 Póvoa de Santa Iria
  • Alfredo Marujo, professor — 939 449 465 — Facebook/escola.musica.nova.geracao

Série

Este artigo é a parte 2 de uma série:

  1. Kordas e Teklas na Póvoa de Santa Iria
  2. Nova Geração na Póvoa de Santa Iria

blogroll

social