
Depois de ter tocado na Biblioteca Municipal em Junho, foi com grande satisfação que o banda recebeu o convite para tocar nas festas da cidade, em Setembro, juntamente com a outra escola de música da cidade. Seria uma oportunidade para a cidade comparar o trabalho feito nas duas escolas.
O concerto estava anunciado para as 18h00 (Kordas e Teklas) e 18h30 (Nova Geração). Às 17h20 já há elementos dos dois grupos a montar instrumentos em cima do palco, com a ajuda dos técnicos de som. Eu aproveito a oportunidade, subo também ao palco, e vou fotografando os músicos de perto.
Às 17h30 sobe ao palco a Maria João Cavaco da Junta de Freguesia. Agradece a participação dos grupos, deseja que as condições do palco sejam adequadas, e informa que haverá um pequeno lanche no final.
Os elementos do Kordas e Teklas instalam o material na metade da frente do palco e calibram o som dos seus instrumentos. Já passa das 18h quando acabam e começam imediatamente o seu espectáculo. Os músicos da Nova Geração, que esperavam pacientemente a sua vez de calibrar o som, tiveram de abandonar o palco sem ter o material preparado.
Enquanto actuam os elementos da Kordas e Teklas, aproveito para apreciar e fotografar o ambiente. O Sol abrasador desaconselha a permanência em frente ao palco, excepto aos familiares que filmam com os telemóveis. Os músicos e familiares da Nova Geração espalham-se ao longo das sombras acolhedoras dos pavilhões em frente. Imagino que o eventual público com juízo esteja sentado à sombra nas mesas em frente às tasquinhas.
Ao lado existe a concorrência da pista de carrinhos de choque, com a sua própria música estridente. A aparelhagem da festa é mais forte, mas os solos de piano dos alunos da Kordas e Teklas são claramente prejudicados. Tocam das 18h08 às 18h35 (é fácil de ver pelas horas guardadas nas fotografias).
O pessoal da Nova Geração espera que desmontem o material, o que demora o seu tempo. São 18h44 quando o grupo começa a testar o som, altura em que aproveito para os fotografar de perto, no palco. Os técnicos focam-se em afinar o som para o público. Não há tempo para afinar o som de retorno para os músicos, que vão tocar sem se ouvir.
Começam às 18h55, quase quando deviam estar a acabar. Minutos depois, um elemento do grupo seguinte tenta dizer-lhes para se despacharem, lançando a confusão. Os mais novos do grupo nunca tinham tocado num palco tão grande. São surpreendidos pelo vento, descobrindo instantaneamente as virtudes das humildes molas de roupa que ficaram em casa. A Raquel inclina-se para segurar as pautas da Mariana. Pouco depois, a mãe da Raquel desiste de filmar à entrada do palco e segura as pautas das duas. Fica uma lição: molas!
É difícil fotografar a partir do chão. O palco é alto, pelo que os músicos ficam tapados pelas colunas no chão, além de ficarem atrás das pautas de música. Fotografo quem posso pelos buracos entre as colunas e as pautas, ou a partir da entrada do palco. Penso que teria dado bom uso a um escadote!
Ao longo da actuação, o Sol enfraquece e incentiva mais pessoas a circular pelo recinto. Algumas vão parando e ficam a ouvir. Um casal dança. E ganham um fã de boina, que se aproxima do palco e exige que continuem a tocar. Estavam preparados para tocar mais, mas acabam às 19h25, após a meia hora prevista.
Banda
A Banda da Escola de Música “Nova Geração” é formada por 8 elementos, 4 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, cuja idade vai dos 11 aos 87 anos. A banda é constituída por 5 alunos, 1 professor e 2 convidados (bateria e baixo).
- Alfredo Marujo — professor, bandolim e acordeão, 87 anos
- Fernando Lourenço — convidado, bateria, 71 anos
- António Tomé — convidado, baixo, 61 anos
- Rafael Baptista — aluno, acordeão, 21 anos
- Mariana Baptista — aluna, órgão, 19 anos
- Rita Pinto — aluna, guitarra, 16 anos
- Raquel Visitação — aluna, órgão, 14 anos
- Rafaela Visitação — aluna, guitarra, 11 anos
Alinhamento
- Carmelita
- Barca Velha
- Gaivota
- Lindinha
- Meia Noite em Moscovo
- Nasceu um Grande Amor
- El Condor Pasa
- Meu Canário Amarelo
Escola de Música Nova Geração:
- Centro Comercial Lezírias, loja 9 — Praça José A. Veríssimo — 2625-162 Póvoa de Santa Iria
- Alfredo Marujo, professor — 939 449 465 — Facebook/escola.musica.nova.geracao