Campeonato Nacional FNK-P na Quinta do Conde

Sat 15 December 2012

In Karate.

tags: FNKP

Fotos: 1139 em 19 partes.

20º Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores, juntamente com o 5º Campeonato Nacional de Sub-21, organizado pela Federação Nacional de Karate (FNKP), com a logística do Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2, no Pavilhão Municipal da Quinta do Conde.


Joaquim Baptista, com luz natural acrescida de luz artificial, mas com acesso privilegiado aos tatami, tirou 3898 fotos, das quais escolheu 1139. Fotografar, escolher e publicar estas fotos exigiu um esforço de cerca de 45 horas.

Canon EOS 5D mark II com lentes 70-200mm f/4L IS USM + 24–105mm f/4L IS USM.

Comparando com torneios anteriores, a grande novidade foi a presença de uma equipa de reportagem para a RTP 2 que filmou metade das finais. O realizador completou as filmagens (a duas câmaras) com entrevistas aos vencedores.

Por causa das filmagens, a Federação alterou o figurino do torneio de forma a efectuar as finais sequencialmente, num único tatami. Quer as finais, quer as katas Sub-21 à tarde, deram-me a oportunidade de fotografar katas longas com mais calma. Cheguei a ter trinta boas fotografias numa única kata! Acabei por escolher fotos mais dinâmicas, em que os atletas aparecem menos compostos, mas que também mostram melhor o esforço dos atletas.

Tirei a maioria das fotos em formato RAW de 5.2 mega-píxeis, o que mesmo assim gerou 50 GB de fotos. Acabou por ser a estratégia necessária para que as baterias e o disco chegassem ao fim do dia. Como muitas fotos foram tiradas com valores ISO elevados (acima de 800), a diferença para os 20 mega-píxeis é pouca nas fotos de kata e nenhuma nas fotos de kumite. Mas fiquei limitado nas fotos gerais, onde faltaram melhores cores e a capacidade de recortar detalhes.

Partes

blogroll

social