Hoje vi um painel publicitário numa paragem de autocarro de Lisboa (perto do Jardim do Tabaco) com um anúncio a uma bebida “activa” Lipton Fusion com o seguinte título:
“Em vez de ir ao ginásio vá ao frigorífico”
Mais abaixo, a menção “única bebida activa com chá”.
Tanto quanto percebo pelo site, trata-se de um vulgar sumo de frutas com cenoura, chá e vitaminas.
Creio estarmos perante publicidade enganosa da pior espécie, pois nenhuma bebida pode substituir os benefícios do exercício físico.
Já me chega tentar convencer a minha filha de 6 anos que os produtos anunciados nem sempre são necessários... mas é um assunto totalmente diferente quando um anúncio mente descaradamente e a mentira tem consequências para a saúde.
Solicitei à DECO, enquanto sócio, que se ocupe deste assunto, quer recorrendo aos mecanismos legais, quer denunciando a situação na revista PROTESTE.
Entretanto, sugiro aos leitores que boicotem os produtos da Lipton e, possivelmente, da sua casa mãe, a Unilever.