Ranking 2010 das escolas básicas locais

Comparação dos rankings de 2010 das escolas básicas de Vila Franca de Xira e de Loures, baseado no Ranking CESNOVA 2010 para a SIC e o Expresso e divulgado a 15 de Outubro de 2010, dos quais extraí a tabela abaixo (ES abrevia Escola Secundária) e o gráfico da página.

Provas é o número de exames feito pelos alunos da escola. Se um aluno fizer 5 exames, será contado 5 vezes.

Ex. é a média das notas obtidas pelos alunos das escolas em todos os exames feitos.

  • No gráfico, a linha laranja em forma de S decrescente representa as notas de todas as escolas.
  • No gráfico, as bolas azuis representam as escolas secundárias de Vila Franca de Xira.
  • No gráfico, as bolas verdes representam as escolas secundárias de Loures.

Int. é a média das notas dos alunos antes do exame, ou seja, as notas atribuídas com base na avaliação interna da escola (testes, trabalhos, etc).

  • No gráfico, é a linha irregular vermelha.

Diff. é a diferença entre a nota interna e a nota de exame. Normalmente, os alunos baixam de nota no exame.

Lugar Escolas de Vila Franca de Xira Escolas de Loures Provas Ex. Int. Diff.
18 - Colégio Integrado de Monte Maior 54 3,81 3,59 -0,22
62 - Externato Cesário Verde 54 3,48 3,74 0,26
64 Centro Comunitário de Alverca – CEBI - 96 3,48 3,36 -0,11
176 - ES/3 de Portela de Sacavém 315 3,18 3,34 0,16
188 ES Alves Redol - 88 3,17 3,17 0,00
371 EB 2/3 de Pedro Jacques de Magalhães - 270 2,97 3,12 0,14
384 - Colégio Bartolomeu Dias 60 2,97 3,20 0,23
397 EB 2/3 de Aristides de Sousa Mendes - 222 2,96 3,27 0,31
418 ES de Prof. Reynaldo dos Santos - 108 2,94 3,20 0,26
468 - EB 2/3 de Santa Iria de Azóia 168 2,90 3,08 0,17
494 - EB 2/3 de Bobadela 102 2,88 3,14 0,25
547 EB 2/3 de Soeiro Pereira Gomes - 146 2,85 3,08 0,23
570 - EB 2/3 de Maria Veleda 154 2,83 3,04 0,21
579 - EB 2/3 de Jorge de Barros 116 2,83 2,99 0,16
593 - EB 2/3 de Mário de Sá Carneiro 94 2,82 2,89 0,07
701 EB 2/3 de D. Martinho Vaz Castelo Branco - 210 2,75 3,17 0,42
712 EB 2/3 de Dr. Vasco Moniz - 78 2,74 3,19 0,45
787 - EB 2/3 de Luís de Sttau Monteiro 228 2,69 3,07 0,38
841 EB 2/3 de D. António Ataíde – Castanheira do Ribatejo - 111 2,66 2,98 0,32
848 EB 2/3 do Forte da Casa - 161 2,65 2,95 0,30
873 - EB 2/3 de João Villaret 140 2,63 3,12 0,49
907 EB 2/3 de Vialonga - 270 2,60 3,17 0,57
912 - ES/3 de Dr. António Carvalho Figueiredo 216 2,60 3,03 0,44
935 - EBI de Bucelas 78 2,58 2,87 0,29
939 - ES/3 de São João da Talha 162 2,57 2,98 0,40
991 - EB 2/3 de Alto do Moinho 146 2,52 3,02 0,50
1011 EBI de Bom Sucesso - 181 2,49 2,99 0,50
1022 - EB 2/3 de General Humberto Delgado 145 2,48 3,17 0,70
1060 - EB 2/3 de Gaspar Correia 150 2,43 2,97 0,55
1105 - ES/3 de Sacavém 81 2,31 2,85 0,54
1129 - ES/3 de Camarate 148 2,20 2,74 0,54
1139 - ES/3 de José Cardoso Pires 86 2,12 2,81 0,70

Abreviaturas:

  • EB 2/3: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos.
  • ES/3: Escola Secundária com 3º Ciclo.
  • ES: Escola Secundária.
  • EBI: Escola Básica Integrada.

Vale também a pena ler os comentários e as entrevistas às melhores e piores escolas publicadas com o ranking do Diário de Notícias em 15 de Outubro de 2010.

— Joaquim Baptista

Comentários

  1. Dou os parabéns à Escola EB 2/3 de Aristides de Sousa Mendes, pelo lugar conseguido no Ranking e lanço o desafio à Escola EB 2/3 de D. Martinho Vaz Castelo Branco para que tente superar esse lugar.

    — Aline Lopes · 10 Março 2011, 15:27

  2. No dia 10/03/2011, às 18:00 H, na Escola Dom Martinho, realizou-se uma reunião de Turma (9º ano Turma F) cuja ordem de trabalhos era: Avaliação Intercalar.

    Do que vi e ouvi, pareceu-me que os professores sentem no seu dia a dia constantes dificuldades, que se prendem com o pouco interesse e a pouca importância que os alunos dão ao estudo das diversas disciplinas, sejam elas a matemática, ou história; Segundo percebi, os professores pedem trabalhos, estes não são feitos. Marcam horários alternativos para ajudar nas matérias, os alunos não aparecem. Fiquei com a sensação que a grande maioria da turma tem uma fraca apetência pelo estudo e pelos trabalhos que lhe são propostos.

    O que vi nessa reunião, foi professores/pais impotentes para lidarem com alunos/filhos, que se encontram desinteressados por qualquer tipo de método/proposta de estudo que lhes seja apresentada.

    Penso que é urgente descobrir o que se passa na mente dos nossos filhos/alunos e educandos, o porquê deste manifesto desinteresse e apatia. Mas se nós, pais, professores e educadores, andamos aturdidos com derrotas, infelicidades e pessimismos, que mensagens lhes estamos a transmitir?

    — Aline Lopes · 15 Março 2011, 11:26


(original em apdmartinho.pt)

blogroll

social