História do meu teste vocacional

Sou do 9º ano e realizei o meu teste vocacional recentemente. Vou “disponibilizar” a minha experiência.

Uma das características da Casa da Juventude é que as sessões começam sempre a horas. Felizmente, fomos sempre pontuais.

Fiz a minha primeira sessão com uma colega minha (marcámos em conjunto), e com mais três rapazes (que já estavam na sua segunda sessão). Nessa sessão, entregaram-nos um formulário enorme, onde se encontravam cinco testes. Cada teste tinha um tempo limite, que nunca ultrapassou 15 minutos. E cada teste avaliava uma diferente tipo de raciocínio humano: mecânico; espacial; verbal; numérico; abstracto. Desta maneira, as pessoas ficam com a noção das tarefas para que o seu cérebro está mais adaptado (por exemplo, uma pessoas que tenha um baixo raciocínio numérico decerto não será boa a Matemática). Além deste formulário, ainda preenchemos outro sobre as nossas notas, passatempos, (poucos) dados pessoais e uma composição sobre a profissão que gostaríamos de seguir.

Na segunda sessão, fizemos uma composição sobre a profissão que gostaríamos de seguir. E preenchemos um enorme formulário onde eram avaliados os nossos interesses: Ar Livre, Mecânico; Cálculo; Científicos; Persuasivos; Artísticos; Literários; Musicais; Serviço Social; Burocrático.

A terceira sessão foi muito oral, e foi-nos dada por um psicólogo. Nessa sessão, recebemos os resultados dos formulários feitos nas sessões anteriores, e reflectimos sobre esses resultados. Misturando os nossos interesses com as nossas notas actuais, objectivos e raciocínios, cada um de nós chegou à conclusão de qual a melhor coisa a fazer no secundário.

A mim, ele disse-me que eu deveria seguir Línguas e Humanidades :-P. Embora seja a escolha mais óbvia, já que eu pretendo ser escritora mais tarde (como passatempo, não como profissão), não é claramente o que eu irei escolher. Irei escolher Ciências e Tecnologias, já que é um curso que nos permite ir para quase qualquer curso universitário! Assim, infelizmente, pouco ganhei com estas sessões. Porque, embora me tenha ajudado a compreender os meus raciocínios e gostos, apenas me informou sobre o óbvio.

No entanto, embora a mim não me tenha ajudado muito, certamente irá ajudar outros, assim como sempre ajudou anteriormente. Por exemplo, recentemente soube de um caso de um rapaz que, quando lá chegou à Casa da Juventude de Alverca, estava determinado a seguir um curso profissional; e quando de lá saiu, estava decidido a seguir Ciências e Tecnologias! Hoje, é biólogo marinho. E tudo graças àquelas sessões!!

Assim, aconselho vivamente todos os jovens do meu ano a fazerem testes vocacionais. Quem sabe se esses testes não alterarão as suas vidas para sempre e para melhor? Além disso, é sempre engraçado, porque as sessões são boas e bem dadas e porque, além disto, ajudam os jovens a conhecerem-se a si próprios.

Com tudo isto, concluo que os testes vocacionais são quase fundamentais na vida dos jovens, e que não devem ser simplesmente ignorados (devido à ingenuidade ou falta de tempo). Porque, no fim de contas, é o nosso futuro que está ser planeado. E isto, claramente, não é uma coisa sem importância!

— Mariana Baptista

Referência (2011)

Os alunos 9º ano podem realizar testes de Orientação Escolar e Profissional, de forma grátis, no seguinte serviço da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira:

GOEP: Gabinete de Orientação Escolar e Profissional
Casa da Juventude de Alverca
Rua da Escola – Edifício Panorâmico
Bairro da Chasa
2615-070 Alverca do Ribatejo
Telefone: 219 577 437 / 219 575 908
Email: goep@cm-vfxira.pt
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h30-13h e das 14h-17h

É necessário fazer três sessões, com cerca de 1h30 cada uma. A primeira sessão é marcada via telefone ou email, enquanto as sessões seguintes são marcadas no próprio local.

Sugestão: Fala com os teus colegas, junta um grupo de três ou quatro amigos, e marquem todos para o mesmo dia, juntos é mais giro, mais barato e mais saudável.

Comentários

  1. O meu teste (em 1982) disse-me que devia ser dentista. Mas eu preferi antes estudar informática :-)

    O psicólogo tenta sugerir uma profissão dentro dos interesses do jovem mas o jovem, precisamente por ser jovem, pode vir a mudar de ideias.

    Por isso creio que o resultado dos testes psicotécnicos (capacidades individuais) é mais importante que a sugestão da profissão.

    — Joaquim Baptista · 29 Março 2011, 22:16

  2. A mim ajudou-me imenso, porque, quando saí de lá, “eliminei” todas as minhas dúvidas.

    — Luís Fílipe · 13 Abril 2011, 12:22

  3. A newsletter “xira.educa” nº 17 de Julho/Agosto de 2011 (embora recebida a 11 de Outubro de 2011) revela que 223 alunos beneficiaram deste serviço:

    No ano lectivo 2010/2011, o Gabinete de Orientação Escolar e Profissional do Município de vila Franca de Xira proporcionou a 223 alunos que na sua grande maioria frequentavam o 9.º ano de escolaridade em escolas do Concelho sem serviço de psicologia, a possibilidade de realizarem um processo de aconselhamento vocacional. Com este serviço, que evidenciou no presente ano um incremento de inscrições de 10% por comparação com o ano lectivo anterior, o Gabinete de Orientação pretende sobretudo fomentar nos jovens um melhor conhecimento de si próprios e dos diferentes percursos educativos disponíveis, capacitando-os para processos de tomada de decisão ajustados e coerentes, de modo a que se sintam capazes de optar por uma via de ensino e por um curso que, considerem, lhes venha a proporcionar maior sucesso e realização pessoal, escolar e profissional. O acompanhamento e o esclarecimento dos encarregados de educação e dos professores assumem também para o Gabinete de Orientação uma importância central, dado que estes educadores exercem uma influência, por vezes determinante, nas escolhas vocacionais dos alunos. Neste sentido, o GOEP realizou breves entrevistas com os encarregados de educação após concluído o processo vocacional dos seus educandos, disponibilizou à comunidade educativa um conjunto de informações de âmbito escolar e profissional e realizou sessões de sensibilização sobre o tema.

    — Joaquim Baptista · 13 Outubro 2011, 20:10


(original em apdmartinho.pt)

blogroll

social