Acesso ao Ensino Superior 2014

Já vai longe o ano em que eu concorri à Universidade. Entrei no curso de Engenharia Informática no Monte da Caparica, no primeiro ano em que o curso foi leccionado. A fotografia acima é a avenida principal da minha Universidade, um futuro irreconhecível em 1983.

Hoje os candidatos ao ensino superior têm muito melhor informação que eu tinha na altura, nomeadamente através do site do Ministério da Educação, que tem listas completas dos cursos disponíveis.

Contudo, creio que o site tem uma falha: não permite facilmente aos candidatos determinarem em que cursos é que poderiam entrar com as notas dos exames que fizeram no secundário.

Pergunta: Em que cursos é que posso entrar com as minhas notas?

O candidato sabe as notas que tirou, mas não sabe em que cursos é que poderia entrar com as notas que tirou nos vários exames.

Pode-se pensar que à partida o candidato sabe o que quer, mas conheço várias histórias de pessoas que mudaram de opinião na altura da candidatura, a começar por mim próprio: passei doze anos a dizer que queria ser médico, mas acabei por mudar de ideias durante o último ano do secundário.

O site do Ministério da Educação tem índices por área, curso, distrito, instituição, e até um assistente de escola, mas limita-se a apresentar listas de cursos, sem critério que facilite a escolha dos candidatos.

Solução: Listas ordenadas por nota

Vou-me limitar apenas ao ensino público em Universidades e Politécnicos, sujeitos a concurso nacional. Para cada conjunto de provas de ingresso, apresento a lista de cursos por ordem decrescente. Há 61 combinações diferentes de provas de ingresso, por isso apresento 61 listas.

Por exemplo, a tabela abaixo é um extracto da lista 19:Matemática A contendo apenas o curso que frequentei entre 1983 e 1988 (ou melhor, o sucessor desse curso).

Último Colocados Curso Anos x Cidade Vagas Provas
12.90/13.46 170/16 Engenharia Informática 5x Caparica 170 40%

As colunas da tabela lêem-se da seguinte forma:

Último
Notas do último classificado colocado em 2013, na primeira e na segunda fase. Claro que estas notas variam de ano para ano, mas são a melhor indicação disponível para considerar ou rejeitar cursos.
Colocados
Quantos foram colocados em 2013, na primeira e na segunda fase. Há cursos que enchem na primeira fase, como é o caso deste.
Curso
Nome do curso, com uma ligação para o site do Ministério da Educação. Deixando o rato parado sobre o nome, aparece o nome da Universidade, neste caso, Universidade Nova de Lisboa.
Anos x Cidade
Duração do curso e cidade onde o curso é ministrado. Serve para avaliar o custo de eventuais deslocações. No meu caso, tive me deslocar durante cinco anos para o Monte da Caparica.
Vagas
Quantas vagas há em 2014. Neste caso, há 170 vagas, 16 vagas a menos que em 2013.
Provas
Peso das provas de ingresso em 2014. Neste caso, a prova 19:Matemática A vale 40% da média de candidatura, enquanto a média do secundário vale os restantes 60%.

Em resumo, se as condições este ano forem semelhantes a 2013, na primeira fase um aluno com 13 talvez consiga entrar numa das 170 vagas deste curso. Na segunda fase, será difícil entrar, e será preciso uma nota bastante mais alta.

Não deixes de confirmar a informação dos cursos, pois o site oficial pode ter sido actualizado entretanto, e eu posso ter feito erros ao compilar esta informação.

Listas para Literatura e Línguas estrangeiras

Para quem fez literatura ou línguas estrangeiras, as principais listas são:

Listas para Desenho e Artes

Para quem fez Desenho ou artes, as principais listas são:

Listas para Biologia

Para quem fez Biologia e Geologia, as principais listas são:

Listas para Economia, Geografia e História

Para quem fez Economia, Geografia ou História, as principais listas são:

Listas para Matemática, Física e Química

Para quem é fez Matemática, Física ou Química, as principais listas são:

Listas para Português e Filosofia

Finalmente, todos fizeram Português (e podem ter feito Filosofia), por isso podem consultar as seguintes listas:

Referência

Guia da Candidatura ao Ensino Superior Público 2014
Guia de candidatura, incluindo o índice de cursos online que serviu de base para a elaboração das minhas listas de cursos.

Partes

blogroll

social