O Grupo de Alunos da Escola de Música “Nova Geração” participou no dia 28 de Novembro de 2015 na Festa do 39º Aniversário do Centro Popular de Cultura e Desporto da Póvoa de Santa Iria.
Rafael Lopes Baptista, 20 anos, portador de Trissomia 21, é um dos elementos do Grupo de Alunos da Escola de Música “Nova Geração”.
O envolvimento do Rafael com a música começou em 2008. Com 13 anos, o Rafael queria aprender a tocar acordeão. Na altura, os professores de música contactados não o quiseram aceitar como aluno.
No ano seguinte sugerimos ao Rafael que ele próprio fosse à procura do “seu lugar ao Sol” e ele foi. Foi aceite na escola de música Dó-Ré-Mi, onde a professora Fátima lhe sugeriu começar a tocar orgão. Três anos depois, em 2012, o Rafael tocou pela primeira vez em público na audição escolar da escola Dó-Re-Mi. Embora o Rafael tenha aprendido a tocar orgão, nunca deixou de querer tocar acordeão.
No verão de 2012, com 17 anos, o Rafael descobre a Escola de Música “Nova Geração”. O Rafael passa por acaso pela escola, entra e diz que quer aprender a tocar acordeão. Depois de alguma conversa com o professor Alfredo Marujo, fica assente que o Rafael passará a ter aulas de acordeão, 2 horas por semana. Nos anos seguintes, o Rafael dedica-se entusiasticamente ao estudo do acordeão, passando a ter aulas todos os dias.
Agradecemos ao professor Alfredo Marujo “por acreditar na diferença”. Agradecemos também a ajuda, esforço e compreensão de todos os elementos do Grupo.
O Grupo de Alunos da Escola de Música “Nova Geração” é constituído por seis elementos:
- Alfredo Marujo, professor, bandolim e acordeão
- António Tomé, convidado, baixo
- Fernando Lourenço, convidado, bateria
- Mariana Baptista, aluna de orgão
- Rafael Baptista, aluno de acordeão
- Rita Pinto, aluna de guitarra.