Com o objectivo de envolver as famílias num projecto comum, o Padre Alfredo Juvandes, da Igreja Matriz de São João Baptista, em São João dos Montes, promoveu um concurso de Presépios integrado nas festas de Natal.
A condição para participar no concurso era os presépios serem artesanais, feitos a partir de material reciclado. “Nada de materiais comprados.” O concurso, destinado aos paroquianos em geral, envolveu jovens e familiares donde resultaram 18 lindos presépios.
O júri foi constituído por pessoas locais, incluindo o Padre Alfredo. O júri teve alguma dificuldade em eleger os presépios vencedores, dada a variedade de estilos e materiais usados pelos concorrentes.
A classificação foi a seguinte:
- Família Rodrigues (grupo de jovens).
- Família Pequito (Simão, um dos meus meninos da catequese), com material à base de cortiça.
- Família Pequito (grupo de jovens) com material à base de madeira, folhas, sementes e musgo.
Todos os participantes receberam um diploma de participação. Os vencedores do concurso receberam ainda um CD.
Os presépios estiveram expostos na Igreja de São João Baptista durante todo o mês de Dezembro e foram recolhidos no dia 10 de Janeiro de 2016.
Testemunho do Padre Alfredo Juvandes
“Podemos considerar que este foi o primeiro concurso, pois é vontade de se continuar com este tipo de iniciativa, pelo ambiente que, através dela, se possa criar e viver na família cristã durante o Advento e respectiva preparação espiritual para o Natal.
O objectivo foi e é precisamente o de envolver toda a família cristã no verdadeiro espírito natalício, mesmo se através da construção de imagens e das figuras centrais, contra a paganização hodierna do espírito do Natal visualizada nos assaltantes de varandas travestidos de concretizadores de sonhos.
Apesar de ser a primeira vez, surpreendeu-me o número de famílias que aderiram e a qualidade dos presépios. Penso que foram 18.
Os prémios eram uma questão secundária e, por isso, simbólica. Todos os participantes receberam um diploma e aos três que se consideraram mais destacados, atribui-se um CD.
Os critérios que estiveram presentes na escolha dos "melhores", foram, entre eles, a criatividade e originalidade, utilização de materiais diversificados, complexidade do trabalho e enquadramento global.”
Comentário de Aline Lopes
Parece-me que o mérito do concurso e exposição de Presépios, se mérito existe, representa o testemunho da capacidade de resposta da população local, na sequência do desafio lançado pelo seu Pároco. Do que pude ver, observar e ouvir, o projecto foi uma fonte de emoções e inspiração por parte dos criadores todos muito talentosos, mas também de todo público que os apreciou. Este foi o 1º Concurso de Presépios, em São João dos Montes. Acredito que no 2º Concurso de Presépios, a existir, muitos mais concorrentes irão participar.
Comentário de Joaquim Baptista
Cheguei, vi e fotografei, enquanto o grupo ensaiava para o concerto. Só tive tempo para uma fotografia de cada presépio, e saltei um presépio sem perceber. Mais tarde, enquanto fotografava o concerto, tive tempo de fotografar mais alguns pormenores, até reparar no presépio não fotografado. Felizmente, ainda a tempo de tirar a respectiva fotografia!
Os 18 presépios são espantosos na variedade, no trabalho e na ingenuidade. Podem ser classificados em três categorias:
- Artesanais elaborados
- Presépios trabalhosos, com vários materiais, com muitas figuras. Foram estes que ganharam o concurso, e foram certamente os que exigiram mais trabalho.
- Com peças compradas
- Um único presépio sofisticado, com dois andares montados num cesto, mas incluindo peças compradas. Original, mas fora das regras do concurso.
- Minimalistas
- Presépios com poucas figuras, feitos com papel de jornal, caixas de ovos, fósforos e rolhas de cortiça, por exemplo. A dizer abertamente "Não tens desculpa para não montar um presépio em casa."
Tenho pena que nenhum dos presépios minimalistas tenha ganho. Acho-os geniais, inspiradores. E são também os mais fotogénicos.
E a mesma família Rodrigues que ganhou o concurso costuma montar em casa um espantoso presépio de peças compradas... Suspeito que não dê menos trabalho a montar que o presépio vencedor.
Para o ano, talvez valha a pena introduzir categorias no concurso, ou então focar o concurso numa categoria em particular. Mas este ano, seria difícil ter feito melhor. A paróquia de São João dos Montes está de parabéns.
Texto de Aline Lopes elaborado com informação de Rui Rodrigues, comentário e fotos de Joaquim Baptista.