I Encontro de Cantar Janeiras da ARPIFS

Acompanhei o Grupo Coral Ares Novos ao I Encontro de Cantar Janeiras organizado pela ARPIFS - Associação Reformados, Pensionistas e Idosos do Sobralinho, que decorreu no Centro de Convívio Álvaro Pinheiro no Sobralinho.

Grupo Girassol

Primeiro actuou o grupo da casa que, segundo anunciaram, é a reactivação de um grupo que existiu no passado. Começaram por pedir desculpa por não cantarem bem, dizendo que "uns sabem o que cantam, outros cantam o que sabem".

Mas, vendo o desfile de reis magos e de pastorinhos, mais o desfile exaustivo de quadras de Janeiras, diria que a recriação folclórica foi mais importante que a música. As quadras foram recitadas com convicção, os reis magos e o seu camelo foram exemplos de dignidade, e os pastorinhos brilharam nas suas roupas de Domingo. E para cantar, estavam lá os grupos convidados.

Coro Notas Soltas

O Coro Notas Soltas resolveu entrar no espírito popular, quase que improvisando cada canção até chegarem a uma eventual harmonia. Divertiram-se certamente com o exercício.

Grupo Coral Ares Novos

O Grupo Coral Ares Novos trouxe a harmonia das vozes à sala, em canções em Inglês e Zulu. Diria que a audiência foi mais tocada pela melodia que pelas palavras. Em particular, a bêncão irlandesa foi sublime.

No fim, o grupo cantou algumas estrofes das Janeiras, acompanhados pelas guitarras do maestro e de um dos coralistas.

Agradecimentos e porto de honra

A tarde acabou com os agradecimentos dos organizadores, que reafirmaram o seu interesse em transmitir a tradição das Janeiras às novas gerações. Em particular, a organização pensa já na próxima edição, desejando que os quatro jovens pastores se multipliquem por muitos mais.

Seguiu-se um porto de honra, que permitiu que coralistas e audiência ficassem em amena confraternização.

Referências

ARPIFS — Associação Reformados, Pensionistas e Idosos do Sobralinho
219 511 878 — arpifs@gmail.comFacebook
Centro de Convívio Álvaro Pinheiro — Rua Ângelo Marques — 2615-687 Sobralinho
Coro Notas Soltas
915 527 463 — notas.soltas@sapo.ptWebsiteFacebookLinkedIn
Rua Vasco Moniz, nº 27 a 29 — 2600-273 Vila Franca de Xira
Grupo Coral Ares Novos
965 265 808 — acan@sapo.ptWebsite (artigo) — FacebookYoutube
Rua D. João I, nº 8 — 2615-359 Alverca do Ribatejo

blogroll

social