25° FSKA/FSKAW World Karate Tournament

15-Nov-2025 (Sáb)

In Karate.

Sobre: Kata

Fotos: 108.

Há doze anos menos dois dias que não fotografava um torneio de karate. O motivo para voltar foi a participação de uma sobrinha num torneio internacional de Karate Shotokan que decorreu em Almada entre 13 e 16 de Novembro, organizado pela associação Karate-do Portugal Shotokan com o patrocínio da Funakoshi Shotokan Karate Association.

O torneio internacional surpreendeu pela participação ucraniana, grande e com uma claque ruidosa. Também identifiquei participantes italianos, ingleses e israelitas, e ouvi chamar participantes indianos e creio que afegãos. Havia duas raparigas participantes com hijab, mas não consegui perceber a nacionalidade delas.

O meu segundo sensei, José Peralta, era um dos juízes, mas a disposição dos tatami não permitiu qualquer tentativa de contacto discreto. Foi pena.

Kata feminina 13–14 anos no tatami 2

A prova de kata feminina estava dividida por idades, pesos e cintos. Fotografei a prova dos cintos mais baixos (7º a 9º kyu) e ouvi chamar atletas para uma prova de kata só para cintos negros.

Cada atleta fez a kata sozinho, recebendo depois pontuação de cinco juízes. Oito concorrentes foram apuradas para uma fase final que, por motivos familiares, já não fotografei.

Fotografia

Apenas fotografei durante parte da manhã se Sábado, sem acesso privilegiado à zona dos tatami, mas tendo alguma sorte no lugar em que fiquei sentado, que permitia fotografias relativamente desobstruídas do tatami 2. Depois de duas fotografias iniciais para captar o ambiente, fotografei com a Canon RP e com a velhinha e fiável objectiva Canon EF 70-200 IS USM. Tirei 285 fotografias, das quais escolhi 108. O corte foi importante para melhorar o enquadramento da maioria das fotos, compensando a distância e o zoom máximo de "apenas" 200mm em full-frame.

Não tentei obter acesso aos tatami, porque claramente não tive tempo para isso. Mas, mesmo com acesso aos tatami, teria sido muito difícil fotografar todas as provas ao mesmo tempo.

  • Havia muito pouco espaço para circular quer entre os cinco tatami, quer em redor dos tatami.
  • Não consegui ver uma posição que me permitisse facilmente fotografar todos os tatami, como consegui por exemplo em Almeirim em 2010.
  • A posição mais flexível seria talvez perto dos médicos, onde conseguiria fotografar três tatami.

Fotografar a partir das bancadas do público também não seria grande alternativa. Os tatami mais próximos são facilmente obstruídos por pessoas a passar. Tive alguma sorte no sítio em que calhou sentar-me, que tinha uma vista desimpedida para os tatami traseiros.

Referência

FSKA Championship Portugal 2025
Página de Facebook usada para coordenar as participações no torneio.

blogroll

social