Cor selectiva nos Amiais

Só recentemente recuperei a facilidade em aplicar de forma eficaz ajustes selectivos durante o processamento de imagens RAW, que perdi quando finalmente abandonei o Aperture em 2020, cinco anos depois da Apple. A facilidade de ajustar selectivamente a saturação da cor revelou-se decisiva em algumas fotos do Convívio da Saudade nos Amiais.

A maioria das pessoas nem sequer reparou que as fotos foram alteradas, sugerindo que a manipulação foi "correcta" do ponto de vista cognitivo.

Realçar o motivo

Ao fim do dia, o grelhador de serviço estava perto da mesa da festa. Mas vários pacotes e garrafas de cores garridas desviavam a atenção do motivo. Tentei converter a foto para preto e branco, mas o resultado era que o motivo se perdia no meio da confusão da mesa. A solução foi reduzir a saturação da cor em toda a foto, excepto no motivo.

Uma jovem exibia um anjo colorido numa camisola negra. Resolvi reduzir a cor de tudo o resto, deixando a cor do anjo a iluminar uma realidade cinzenta. Talvez seja o contrário de As Asas do Desejo.

Finalmente, o vestido azul e vermelho parecia fazer parte da personalidade da dona, que caminhava lentamente apoiada num par de muletas. Aproveitei a funcionalidade "AI" para criar rapidamente uma máscara do fundo e, de novo, reduzir a saturação da mesa e das pessoas sentadas.

Realçar as decorações

A Travessa das Alminhas estava decorada com uns quantos pendentes coloridos. Queria valorizar esse trabalho, mas as decorações mal se viam quer na fotografia nocturna quer na fotografia diurna. Felizmente, foi fácil criar uma máscara com bolas em cima de cada decoração, e depois reduzir a saturação da cor do resto.

blogroll

social